expresso_960x355.jpg

Expresso

O EXPRESSO é o maior jornal de referência português.

O EXPRESSO foi criado em 1973, nos tempos difíceis da ditadura e da censura prévia, e orgulha-se de lutar, desde a sua fundação, pela liberdade de expressão e informação em Portugal, tendo desempenhado um papel fundamental na transição de um regime autoritário para um Estado democrático.

Distribuído às sextas, o EXPRESSO é o jornal mais lido no país, liderando a informação de atualidade e análise em áreas como política, economia, sociedade e cultura, dando igualmente muita atenção à opinião plural de diversos comentadores, bem como ao noticiário internacional e ao desporto.

Em 2021, o EXPRESSO consolidou a liderança e foi a publicação mais vendida em Portugal, alcançando os 100.898 exemplares. O Expresso reforçou também a liderança no que respeita à circulação digital paga, tendo crescido 13,5%.

O EXPRESSO é composto por vários cadernos: O Primeiro Caderno com todas as notícias das últimas 24 horas e uma análise aprofundada dos principais temas da semana, bem como artigos de opinião de jornalistas e personalidades nacionais; a Revista E com entrevistas e perfis, reportagem e investigação e uma forte componente cultural, tendências, lazer e recomendações; o caderno de Economia dedicado aos assuntos económico-políticos nacionais e internacionais, dirigido a investidores, executivos e profissionais de todas as áreas, onde também se integra ainda o sector de imobiliário e de emprego.

Mais do que um jornal, o EXPRESSO é uma marca viva e dinâmica, que existe em diversos formatos e plataformas.

Desde 6 de maio de 2014, com uma edição digital: o Diário, um projeto editorial, que está disponível de segunda-feira a sábado, às 18 horas; o Curto, uma newsletter diária, enviada de manhã pelos editores do EXPRESSO, para o email dos utilizadores registados com uma breve síntese do que se está a passar no país e no mundo.

Na televisão, com o “Expresso da Meia-Noite”, o grande debate semanal moderado por Ricardo Costa, Bernardo Ferrão e Ângela Silva, num programa feito em colaboração entre a SIC Notícias e o EXPRESSO.

Caracterizado desde a sua origem como pioneiro e inovador, o EXPRESSO orgulha-se de ser um jornal de causas. Bandeira da liberdade de informação aquando da sua fundação, o jornal é desde 5 de janeiro de 2019 distribuído em saco de papel, incorporando a sustentabilidade e a luta ambiental como princípios inegociáveis.

O EXPRESSO entrou em 2022 com novidades. O semanário antecipou o seu dia de chegada às bancas, passando a ter a sexta-feira como dia de publicação.

A 06 de janeiro de 2023 celebrou os seus 50 anos. Uma das principais ações comemorativas desta efeméride é uma exposição com as suas principais capas destes 50 anos que está a circular pelas 18 capitais de distrito de Portugal Continental e em cada uma dessas cidades o Expresso oferece uma peça de arte urbana: um banco de leitura.

EXPRESSO – Liberdade para pensar

FICHA TÉCNICA


Proprietária: IMPRESA PUBLISHING S.A.
Sede: Rua Calvet de Magalhães, 242 – 2770-022 Paço de Arcos
NIPC 501984046

Conselho de Administração
Francisco Pinto de Balsemão
Francisco Maria Supico Pinto Balsemão
Francisco Pedro Presas Pinto de Balsemão
Rogério Paulo de Saldanha
Paulo Miguel Reis
Nuno Conde
Bruno Padinha

Direção-Geral de Informação IMPRESA
Ricardo Costa

Diretor
João Vieira Pereira
Diretores-adjuntos
David Dinis
Martim Silva
Miguel Cadete
Paula Santos
Marco Grieco
Subdiretora de Áudio e Multimédia
Joana Beleza

Direção de Marketing, Comunicação e Atelier IMPRESA
Mónica Serrano
Gestão de Marca
Ana Paula Baltazar (subdiretora para as marcas de informação)
Susana Freixo (gestora de marca)
Gabinete de Comunicação e Relações Externas
Carla Martins

Diretor de Tecnologias de Informação e Desenvolvimento Digital
José Galvão

Diretora Arquivos e Produção Publishing

scliente@gesco.impresa.pt

Diretor Negócios Expresso
Miguel Pacheco
Diretor Publicidade Expresso
Carlos Lopes
Diretor Receitas Digitais
João Paulo Luz
Diretor de Circulação e Produtos Expresso
Pedro Miguel Fernandes

Composição do Capital da Entidade Proprietária
100.000 euros, 100% propriedade da IMPRESA – SGPS, SA
NIPC 502437464