sic-esperanca-novo.jpg

SIC Esperança

Desde a sua fundação, o grupo IMPRESA demonstrou, na sua estratégia e gestão organizacional, preocupações de natureza social, promovendo e desenvolvendo iniciativas sustentáveis, a nível económico, ambiental, cultural e social. Como uma organização emergente da sociedade civil e um meio de comunicação privilegiado, procurou consciencializar e intervir nos problemas que afetam a realidade nacional. A solidariedade nunca foi encarada apenas como uma forma de filantropia ou caridade, mas como uma prática de responsabilidade social e de compromisso perante os diferentes stakeholders, incentivando-os, igualmente, a uma conduta socialmente responsável.

Nesse sentido, e tendo como objetivo centralizar e expandir a intervenção na área social, é fundada, a 6 de outubro de 2003, a SIC Esperança. Em janeiro de 2007 é reconhecida como entidade de superior interesse público e adquire o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), a primeira pertencente a um grupo de comunicação social em Portugal.

A SIC Esperança é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de utilidade pública, transversal a todas as empresas do grupo IMPRESA, cujo principal objetivo é sensibilizar a sociedade civil para os problemas sociais existentes em Portugal e contribuir para a sua resolução.

A sua intervenção incide em três grande áreas, a inovação social, a sensibilização e a emergência social. Todos os projetos desenvolvidos obedecem a uma estratégia organizacional predefinida, que visa a criação de uma imagem coerente e de confiança. A seleção dos projetos depende de um conjunto de critérios internos, sendo o impacto real junto dos beneficiários e a autossustentabilidade prioritários. Com efeito, promover junto das instituições comportamentos que fomentem a sustentabilidade ambiental, cultural, económica e social a médio e longo prazo, é abrir o caminho para a autonomia financeira das mesmas.

A comunicação dos resultados dos projetos implementados foi um dos compromissos assumidos desde início pela SIC Esperança, como forma de credibilizar a solidariedade, responsabilizar as instituições e disseminar boas práticas.

Através da SIC Esperança, a IMPRESA, ultrapassa as barreiras da sua função económica, empenhando-se no desenvolvimento de iniciativas internas e externas, que promovem a solidariedade, a sustentabilidade e a integração dos valores defendidos pelo grupo.

SIC Esperança – Vale a pena acreditar!

Para mais informação consulte aqui o nosso Relatório de Responsabilidade Social.

SIC Esperança – Vale a pena acreditar!

FICHA TÉCNICA

Presidente
Mercedes Balsemão
Diretora Executiva
Patricia Farinha

Telefone: 214246490 (custo: chamada fixa nacional)
e-mail: sicesperanca@sic.impresa.pt

Morada:
Edifício IMPRESA, Rua Calvet de Magalhães, 242
2770-022 Paço de Arcos