World Press Photo

World Press Photo

A exposição, que vai estar patente até ao dia 25 de Maio, reúne o melhor do fotojornalismo em todo o Mundo e tem lugar no Museu da Electricidade.

 

A exposição World Press Photo que todos os anos atrai milhares de visitantes ao Museu da Eletricidade, apresenta a fotografia vencedora da edição deste ano, intitulada "Signal”,  captada a 26 de fevereiro de 2013 e publicada na revista National Geographic, onde John Stanmeyer trabalha. O fotógrafo norte-americano captou uma imagem que retrata migrantes africanos na costa de Djibouti a tentar apanhar a rede de telemóvel da vizinha Somália, onde as chamadas são mais baratas.

Concorreram à edição de 2014 da World Press Photo, 5754 fotógrafos oriundos de 132 nacionalidades. O júri avaliou quase cem mil fotografias e distinguiu o trabalho de 53 fotógrafos de 25 nacionalidades.

 

Este ano, pela primeira vez, a visita à exposição terá um valor de dois euros e cujas receitas de bilheteira revertem inteiramente para o projecto UMAD, da Fundação Gil. O projecto UMAD - Unidades Móveis de Apoio ao Domicilio - nasceu em 2006 e dá apoio a crianças em situação de doença aguda ou prolongada que permanecem internadas em hospitais devido ao perigo real de não lhes serem prestados os cuidados necessários em casa.

 

Desta forma em colaboração com os hospitais, três carrinhas equipadas com consultórios de especialidade e pessoal médico, de enfermagem ou de apoio social, prestam tratamentos a crianças ao domicílio. Previamente, estas equipas preparam todo o terreno de apoio social à família para que as crianças possam voltar ao seu ambiente familiar.