rio.jpg

Jornalista do Expresso vence Prémio AMI com reportagem na Revista E

Trabalho vencedor da 20.ª edição do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença 2018

“Escravos do rio”, de Raquel Moleiro (revista E do Expresso), “Jamaica também é Portugal”, de Rita Colaço (Antena 1), e “Um dia de cada vez”, de Bárbara Baldaia (TSF), são os trabalhos vencedores da 20.ª edição do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença 2018.

De acordo com o júri, “a denúncia de uma exploração desumana de força de trabalho imigrante, que se repete um pouco por todo o país” foi o principal motivo para o júri premiar o trabalho assinado por Raquel Moleiro. As fotografias da reportagem são do fotojornalista Luís Barra.

  • Escravos do rio: um trabalho premiado

    São mais de mil. Todos os dias apanham no Tejo toneladas de amêijoas japonesas, contaminadas mas que geram milhões. Não para eles. Tailandeses e romenos são controlados por redes que começam no estuário e terminam na Galiza. Pelo caminho há agressões, armas, furtos, falsificações, fraude fiscal, atentados à saúde pública, exploração laboral e suspeitas de tráfico humano. “Escravos do Rio”, de Raquel Moleiro e publicado na revista E do Expresso no final do ano passado, foi um dos três trabalhos distinguidos na 20ª edição do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença