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Historial

Descubra como tudo começou!

A SIC - Sociedade Independente de Comunicação - iniciou as suas transmissões a 6 de Outubro de 1992, como o único canal de comunicação privado, independente e comercial a operar em Portugal, pondo fim a 35 anos de monopólio estatal no mercado televisivo Português.

O capital da SIC é detido, na sua totalidade, péla IMPRESA - SGPS,SA,  o maior grupo privado de média em Portugal liderado por Francisco Pinto Balsemão, através das suas participadas SOLO – Investimentos em Comunicação, SGPS, SA; e MEDIA ZOOM - Serviços Técnicos e Prod. Multimédia, Lda.

A gestão da sociedade compete a um Conselho de Administração, que é o seu mais elevado órgão de gestão e a quem compete aprovar as grandes orientações estratégicas da empresa e a uma Comissão Executiva que é responsável péla gestão corrente da sociedade.

Ao longo destes 19 anos de actividade, o Universo SIC tem vindo a ganhar expressão e importância no meio audiovisual português.

Cronologia: 

1992 - Início de emissões no dia 6 de outubro, como a primeira estação de televisão privada em Portugal.

1995 - SIC ultrapassou, péla primeira vez, a RTP nas audiências em maio de 1995.

1997- Início das emissões da SIC Internacional, em setembro, com o objectivo de chegar à vasta Comunidade Portuguesa espalhada por todo o mundo, assim como, aos Países de Língua Oficial Portuguesa.

1998 - Criação da SIC Filmes.

2000 - Início das transmissões da SIC Gold.

2001 - Nasceram os canais temáticos: SIC Notícias, SIC Radical e surgiu a presença na Internet com a SIC Online.

2003 - A 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nasceu o canal temático SIC Mulher.

2003 - A 6 de maio tiveram início as transmissões da SIC Indoor. A 6 de outubro nasceu o projecto de solidariedade da SIC, SIC Esperança.

2004 - A 18 de Outubro nasceu a SIC Comédia, em substituição da SIC Gold. Este canal temático assumiu-se como fornecedor de conteúdos de âmbito humorístico para toda a família. A transmissão deste canal terminou a 31 de dezembro de 2006.

2006 – A GMTS (Global Media Technology Systems) substituiu a SIC Serviços como prestadora de serviços técnicos. No final de 2006, a SIC também entrou no capital da AdTech (Advertising Technologies Comunicação, Multimédia SA).

2007 – Em janeiro, a SIC Esperança é reconhecida como IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social).

2007 – Implementação da Bloom Graphics na SIC, com o objectivo de optimizar a resposta à produção de motion graphics dentro da estação.

2007 - A 12 de julho, em conjunto com Teresa Guilherme Produções, a SIC constituiu a produtora TDN, S.A. – Terra do Nunca Produções. Em março de 2009, a SIC alienou a totalidade do capital da TDN.

2007 – A 19 de dezembro, a SIC adquiriu 90% da Dialectus, empresa que presta serviços de tradução, dobragem e legendagem. Em março de 2009, a SIC alienou a sua participação na Dialectus.

2009 - A 27 de fevereiro, a SIC assumiu a totalidade do capital da SIC Notícias.

2009 - A 18 de dezembro, a SIC lança um canal novo, a SIC K. Este é o primeiro canal criado a pensar nos mais novos.

2010 - A SIC estabelece uma importante parceria com a TV Globo, para a co-produção de novelas em português. Este é um marco importante para a vida da estação e para a ficção nacional.

2011 – A 8 de janeiro, a SIC Notícias celebrou o seu 10º aniversário com um novo estúdio, nova identidade visual e sonora.

2011 – A 6 de outubro, o 19º aniversário da SIC foi assinalado com a inauguração dos novos estúdios e instalações da Impresa Norte em Matosinhos.

2011 - Laços de Sangue, a primeira produção ao abrigo da parceria estabelecida entre a SIC e a TV Globo, vence prémio internacional para melhor telenovela de 2011 no 39th International Emmy Awards.

Perfil de Audiência da SIC Generalista:

O auditório da SIC é bastante diversificado conseguindo captar públicos das várias idades, classe social e das várias regiões do país. No entanto, o público feminino predomina. A diversificação de espetadores prende-se ao fato de a SIC ser uma televisão generalista e, como tal, a sua programação ser desenvolvida para ir ao encontro das necessidades dos vários tipos de público existentes.