TM5576.jpg

Tiago Miranda

Expresso vence prémio de jornalismo ‘Direitos Humanos & Integração'

A reportagem "Pareciam foguetes de lágrimas" foi a vencedora.

A reportagem "Pareciam foguetes de lágrimas", de Raquel Moleiro, Tiago Miranda, João Santos Duarte e Tiago Pereira Santos, foi distinguida com o primeiro prémio de jornalismo ‘Direitos Humanos & Integração’, na categoria de Meios Audiovisuais, uma iniciativa conjunta da Comissão Nacional da UNESCO e da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

O trabalho multimédia, publicado no site do Expresso em outubro de 2018, retrata o primeiro ano após os incêndios de 15 de outubro de 2017. Na história de oito mortes conta-se a história de cinquenta. Os sobreviventes e os objetos que deixaram para trás prolongam-lhes a existência.

Leia mais aqui.

Na mesma categoria foi também distinguida, ex aequo, a Grande Reportagem da SIC "Ensaio sobre a saúde na Guiné-Bissau", assinada por Dulce Salzedas, Rafael Homem e Luís Gonçalves.

O Prémio ‘Jornalismo Direitos Humanos & Integração’ tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido por profissionais da comunicação social, a nível nacional, em prol dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. Nesta 14.ª edição, o júri foi composto por Guilherme d’Oliveira Martins, Catarina Duff Burnay e Francisco Sena.