logo_IMPRESA_principal_cor_rgb.png

EXPRESSO E SIC VENCEM PRÉMIO DA AMI

"Entregues à Sorte" e "O Lugar onde nem eu nem tu queremos viver" ganharam, em ex aequo, o prémio AMI de Jornalismo Contra a Indiferença. Entre as menções honrosas há ainda mais duas distinções para trabalhos publicados pelo Expresso.

O trabalho do EXPRESSO "O Lugar onde nem eu nem tu queremos viver" e a Grande Reportagem da SIC "Entregues à Sorte" foram os grandes vencedores da 22º edição do Prémio AMI - Jornalismo contra a Indiferença.

O trabalho do Expresso é resultado de uma visita a Moria, uma cidade na ilha grega de Lesbos onde se localiza o maior campo de refugiados da Europa. Quando o Expresso lá esteve, nos últimos dias de 2018, sobreviviam ali cerca de oito mil pessoas - supostamente aquele local nunca deveria receber mais de três mil. Atualmente há em Moria cerca de 20 mil pessoas registadas.
“O Lugar Onde Nem Eu Nem Tu Queremos Viver” é uma reportagem assinada por Marta Gonçalves, com edição vídeo e sonorização de João Santos Duarte, ilustrações de João Carlos Santos, infografia de Jaime Figueiredo, webdesign de Tiago Pereira Santos e webdevelopment de Maria Romero.

A série de reportagens “Entregues à Sorte”, de cinco episódios, que pode ser vista na plataforma OPTO, revela o percurso de crianças açorianas que foram dadas pelos pais biológicos a casais norte-americanos colocados na base das Lajes, na ilha Terceira. Foram detetados 97 casos entre 1946 e 1974. Nos Estados Unidos, a SIC encontrou algumas dessas crianças, hoje homens e mulheres e também os pais que as adotaram.
O trabalho é da autoria de Amélia Moura Ramos, Isabel Osório, Rui Caria, João Lúcio, Manuel Ferreira, Diana Matias, Tiago Martins, Sérgio Maduro e Octaviano Rodrigues.

Ainda nesta 22º edição do Prémio AMI o EXPRESSO recebeu mais 2 menções honrosas:

Os refugiados na hora, difícil, da chegada”; “Refugiados: O lado lunar da integração” e “O refúgio é um lugar incerto

Forbidden Stories. Morte no lago