AssNacionalMunicipios.png

INFORMAÇÃO SIC PREMIADA NOS PRÉMIOS DE JORNALISMO E PODER LOCAL

A informação da SIC foi distinguida nos ‘Prémio de Jornalismo e Poder Local’, da Associação Nacional de Municípios, com o primeiro prémio para uma Reportagem Especial e uma Investigação SIC ex aequo e também com uma menção honrosa.

O primeiro prémio foi para a Reportagem Especial “Regresso Ao Vale do Côa” da jornalista Madalena Ferreira. A reportagem fala sobre a história do "vale sagrado” onde afinal, as gravuras do paleolítico nunca precisaram de aprender a nadar. Foi emitida no ‘Jornal da Noite’ da SIC, no dia 29 de julho de 2020, na véspera da homenagem ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em Vila Nova de Foz-Côa. Precisamente no dia em que o Museu o Côa assinalou uma década de existência e que a Fundação do Côa distinguiu o político que há quase 25 anos suspendeu a barragem da EDP, já em construção, e salvou a descoberta arqueológica do século. Com as gravuras que são hoje objeto de interesse mundial, o museu mantém o desígnio de interpretar o valor histórico do achado e, o concelho, na geografia de dois patrimónios mundiais da Unesco, começou a desenhar um polo de desenvolvimento único no país.

Ficha Técnica:
Jornalista: Madalena Ferreira
Imagem: Paulo Gabriel
Edição: Rui Rocha
Grafismo: Tiago Vieira
Arquivo: Tiago pedro, Rogério Póvoa e joão Pinheiro
PPA: Octaviano Rodrigues
Drone: 4KFLY
Coordenação: Marta Brito dos Reis

Também distiguida com o primeiro prémio foi a investigação da SIC sobre o "Parque do Caliço Sob Investigação" da mesma jornalista, Madalena Ferreira. Esta reportagem foi emitida no dia 1 de outubro do ano passado em “Investigação SIC”, no ‘Jornal da Noite’. O primeiro trabalho premiado da rubrica relata a conduta de um cônsul honorário que gere um empreendimento turístico em Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, Algarve. O diplomata explora há anos um parque de campismo, usado essencialmente por estrangeiros, com recurso à ocupação ilegal de parcelas sob reserva ecológica e portanto, em violação do Plano Diretor Municipal.

Ficha Técnica:
Jornalista: Madalena Ferreira
Imagem: Paulo Gabriel
Edição: Gonçalo Freitas
Grafismo:Pedro Morais
PPP: Octaviano Rodrigues
Drone: 4KFLY
Coordenação: Marta Brito dos Reis

Já a Reportagem Especial "Fechados Sem Chave" de Miguel Domingos recebeu uma Menção Honrosa nos mesmos prémios. Esta reportagem conta a história da Quinta do Ferro. Um bairro no coração de Lisboa onde há quem viva sem luz, sem água canalizada e sem esgotos. Moradores e proprietários vivem num impasse há várias décadas, com a Câmara Municipal de Lisboa a propósito do processo de requalificação

FICHA TÉCNICA:
Jornalista: Miguel Domingos
Repórter de Imagem: Carlos Catarino e Vítor Caldas
Editor de Imagem: David Alves
Grafismo: Renato Mendonça
Produção: Cláudia Araújo
Coordenação: Luís Marçal
Direção: Ricardo Costa

Os Prémios ANMP de Jornalismo e Poder Local têm como objetivo a distinção de trabalhos jornalísticos (nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo) sobre o Poder Local, a gestão autárquica e as dinâmicas autárquicas que contribuem para o desenvolvimento local e regional e para o bem estar das populações. Os prémios serão entregues oportunamente, em cerimónia pública agendada pelo Conselho Diretivo da ANMP.