logo_IMPRESA_principal_cor_rgb.png

EXPRESSO E SIC DISTINGUIDOS NO PRÉMIO AMI

As reportagens do Expresso e da SIC sobre os "Luanda Leaks" venceram o primeiro prémio da 23ª edição Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença. O primeiro lugar no pódio é dividido com um trabalho do Canal 11. O Expresso somou ainda uma menção honrosa, com a reportagem "Os Devolvidos".

O Expresso e a SIC venceram ex aequo com o Canal 11 a 23º edição do Prémio AMI - Jornalismo contra a Indiferença. O trabalho premiado, da autoria de Micael Pereira (Expresso) e Luís Garriapa (SIC), é um conjunto de duas grandes reportagens produzidas no âmbito da investigação "Luanda Leaks" que conta a história de um bairro pobre na capital angolana, Luanda, para onde foram viver mais de 500 famílias desalojadas por causa de um projeto de renovação urbana a que Isabel dos Santos esteve ligada. A grande reportagem do Expresso foi publicada a 25 de janeiro de 2020 na revista com o título "A cidade que Isabel dos Santos deixou para trás" e a grande reportagem da SIC foi transmitida a 26 de janeiro de 2020 com o título "Luanda Leaks - Bairro do Povoado".
Ficha Técnica:
Jornalistas: Micael Pereira (Expresso) e Luis Garriapa (SIC) e ICIJ - Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação
Repórter de imagem: João Lúcio e José Silva
Edição de Imagem: Marco Carrasqueira
Grafismo:Luís Bispo
Colorista: Rui Branquinho
Pós-produção áudio: Edgar Keats
Produção: Mónica Pinto e Diana Matias
Direção: Ricardo Costa

A jornalista Bárbara Baldaia, do Canal 11, venceu também a distinção principal, com uma série de três reportagens que focam o problema do racismo e da xenofobia no futebol - e os protagonistas da luta contra esses fenómenos.

O Expresso foi ainda distinguido com uma menção honrosa pelo trabalho "Os Devolvidos", da autoria das jornalistas Ana França e Sofia Miguel Rosa. O trabalho distinguido debruça-se sobre o problema da expulsão de migrantes às portas da União Europeia sem que lhes seja dada a possibilidade de pedir asilo, um processo que na esmagadora maioria dos casos envolve violência por parte das forças policiais europeias. Leia o trabalho aqui.

Ficha Técnica:
Texto: Ana França
Infografia: Sofia Miguel Rosa
Fotografia: Bülent Kiliç/AFP
Web Design: Tiago Pereira Santos e Sofia Miguel Rosa
Web Developer: Sofia Miguel Rosa e Maria Romero
Coordenação Editorial: Joana Beleza
Direção: João Vieira Pereira

O Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença é uma iniciativa que acontece anualmente desde 1998 e que distingue os melhores trabalhos na área da comunicação social e do jornalismo em Portugal, na abordagem de problemáticas globais no campo dos direitos humanos e da intervenção social. Este ano, o júri contou com as colaborações de Alice Nobre, administradora e diretora do Departamento de Tesouraria da AMI, Amélia Moura Ramos, jornalista coordenadora da Grande Reportagem desde 2018, Marta Gonçalves, jornalista do Expresso, e Raquel Martins, jornalista com mais de 30 anos de trabalho em televisão e que desde 2008 se dedica quase em exclusivo ao terceiro sector e ao voluntariado.