AF_roda_2019.png

A nossa história

A IMPRESA nasceu com o Expresso, cresceu com a SIC e é hoje um universo. Diariamente, produz 8 canais (SIC, SIC Internacional, SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC K, SIC Caras, Txillo) e o maior jornal do País, o Expresso, líder de vendas.

Em 2018, contactaram diariamente com a SIC mais de 4 milhões de telespetadores em Portugal. Os canais temáticos da SIC foram, dentro dos grupos de canais portugueses, os mais vistos em 2018. Todos os dias, assistiram à SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC Caras e SIC K perto de 2 milhões e 300 mil telespetadores.

Em 2018, o Expresso foi o jornal mais vendido em Portugal, com uma média superior a 86 mil exemplares. Na circulação digital paga, também o Expresso é líder entre os jornais generalistas, diários e semanários.

Os sites do grupo IMPRESA recebem uma média de 20 milhões de visitas por mês.

O grupo IMPRESA é a empresa de comunicação social portuguesa com o maior número de canais de televisão a emitir além-fronteiras: 7.

A SIC Internacional chega a 10 milhões de telespetadores em todo o mundo através dos sistemas de cabo, satélite e IPTV. O canal é distribuído em França, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Andorra, Reino Unido, Alemanha, EUA, Canadá, Brasil, Austrália, Moçambique, África do Sul, Angola e Cabo Verde.

A SIC Notícias está presente em França, Andorra, Suíça, Luxemburgo, EUA, Canadá, Moçambique, Angola e Cabo Verde. A SIC Mulher e a SIC K são vistas em Angola, Moçambique e Cabo Verde, e a SIC Radical, a SIC Caras e o Txillo estão presentes em Angola e Moçambique, este último em exclusivo.

No total, os canais SIC chegam a 15 países, através de 36 operadores.

CRONOLOGIA IMPRESA

1972

Francisco Pinto Balsemão cria a Sojornal, a semente do que é hoje o Grupo IMPRESA.

1973

A 6 de janeiro, é fundado o jornal Expresso, que desde logo se afirma como uma das referências da sociedade portuguesa.

1975

É fundada a VASP para distribuir o Expresso.

1984

A 6 de novembro, nasce o jornal Blitz, dedicado ao universo musical.

1987

É lançado o Prémio Pessoa, uma iniciativa do Expresso, que visa reconhecer a criatividade dos portugueses com papel significativo na vida cultural e científica do país.

1989

É constituída uma “joint-venture” com o grupo brasileiro Abril, dando origem ao nascimento da primeira revista de negócios em Portugal – “Exame” –, marcando a entrada do Grupo IMPRESA na área de revistas.

1992

A 18 de julho, o Expresso passa a ser distribuído com um saco de plástico destinado a facilitar o transporte.

A 6 de outubro, arrancam as emissões da SIC, o primeiro canal de televisão privada em Portugal, ocupando a posição 3 na grelha de canais.

1997

A SIC Internacional inicia as emissões a 17 de setembro, com o objetivo de chegar à vasta comunidade portuguesa espalhada por todo o mundo.

A 4 de outubro, o Expresso lança o seu site Expresso.pt.

2000

A 6 de junho, a IMPRESA é admitida na Bolsa de Valores de Lisboa, tendo sido o primeiro grupo de comunicação social cotado na bolsa em Portugal.

Nasce a GESCO - Gestão de Conteúdos e Meios de Comunicação Social, S.A. A sua principal atividade é a gestão integrada de arquivos e centros de documentação e informação.

2001

A 8 de janeiro, nasce a SIC Notícias, o primeiro canal de notícias 24 horas em direto e em português.

A 23 de abril, é lançada a SIC Radical.

A 23 de Maio fica online o primeiro site da SIC. A página www.sic.pt juntava informação e entretenimento.

2003

A 8 de março, surge um novo canal temático: a SIC Mulher, no Dia Internacional da Mulher.

A 15 de março, o Expresso sai das suas instalações na Rua Duque de Palmela, onde nasceu, para o atual edifício IMPRESA.

Nasce a marca Boa Cama Boa Mesa, publicando um guia anual especializado na produção de conteúdos sobre restaurantes, hotéis e experiências de lazer.

A 6 de outubro, nasce a SIC Esperança, Instituição Particular de Solidariedade Social de utilidade pública, transversal a todas as empresas do grupo IMPRESA.

É fundado o site Olhares, uma comunidade online de fotografia que é considerado o maior portal de fotografia em língua portuguesa do mundo.

2006

A 20 de junho, a Blitz passa para o formato de revista.

Foi criada a GMTS, como prestadora de serviços técnicos televisivos.

2007

A IMPRESA integra uma nova marca no seu portefólio: a InfoPortugal, uma empresa tecnológica especialista em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Soluções de Turismo e Lazer.

2009

A SIC inicia a internacionalização dos seus canais temáticos.

A 18 de dezembro, nasce a SIC K.

2011

A 21 de novembro, a novela da SIC “Laços de Sangue” é premiada com um Emmy Internacional na categoria de Novelas.

2012

A 23 de julho, a IMPRESA anuncia um novo modelo de gestão para o grupo: Francisco Pinto Balsemão assume o cargo de chairman e Pedro Norton é o novo CEO.

2013

A 6 de dezembro, a SIC lança o quinto canal temático: SIC Caras.

2014

A 6 de maio, o Expresso lança o Expresso Diário, um jornal diário online.

A 17 de novembro, a SIC cria um canal especificamente dedicado às crianças e famílias africanas de língua portuguesa – DSTV Kids.

2015

Em janeiro, o Expresso aposta no Expresso Curto, uma newsletter diária.

2016

A 6 de março, Francisco Pedro Balsemão assume a liderança executiva da IMPRESA, tornando-se CEO.

A 20 de abril, as telenovelas da SIC, “Coração d’Ouro” e “Mar Salgado”, conquistam as medalhas de ouro e bronze, respetivamente, na categoria Telenovela, na gala de prémios do New York Festival’s World’s Best TV & Films℠, em Las Vegas. Foi a primeira vez que telenovelas portuguesas foram finalistas neste festival.

A 12 de agosto, nasce a Tribuna, um site de desporto com a identidade do Expresso.

Em novembro é lançada a empresa SIM Startups IMPRESA para Media, um programa de aceleração de startups na área dos media.

2017

A 6 de março, a SIC reforça a venda de conteúdos no mercado internacional, lançando o site Content Distribution.

2018

Em janeiro, a Blitz abandona o formato papel passando a plataforma digital inserida no jornal Expresso.

O Grupo IMPRESA vende as suas publicações – “Activa”, “Caras”, “Caras Decoração”, “Courrier Internacional”, “Exame”, “Exame Informática”, “Jornal de Letras”, “Telenovelas”, “TV Mais”, “Visão”, “Visão História” e “Visão Júnior” – à sociedade Trust in News.

A 17 de setembro, nasce a SIC Ventures, resultante da aposta da IMPRESA na diversificação das suas áreas de negócio e em novas fontes de receita, em especial na área digital.

A 17 de novembro, a DSTV Kids sofre um rebranding e passa a chamar-se Txillo.

2019

A 5 de janeiro, o Expresso passa a ser distribuído com um saco de papel.

A 6 de fevereiro, é concluído o processo de centralização de todas as marcas e colaboradores do grupo num só espaço: o Edifício IMPRESA, em Paço de Arcos