logo_IMPRESA_principal_cor_rgb.png

SIC E EXPRESSO DISTINGUIDOS NOS PRÉMIOS DE JORNALISMO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios de Jornalismo da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e trabalhos da SIC e EXPRESSO estão entre os distinguidos.

A reportagem ‘O Cancro não tem sexo’ da jornalista do EXPRESSO Joana Ascenção ficou em 2º lugar. Este trabalho, publicado em julho de 2021, aborda a forma como o cancro se arrasta para a vida sexual dos doentes. Lembramos que este trabalho já tinham sido, em outubro, distinguido nos " Prémios de Jornalismo na Área da Dor" da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor da Fundação Grunental.

Já o programa da SIC ‘Essencial’, da autoria e apresentação da jornalista da SIC Conceição Lino, ficou em 3º lugar com o programa ‘A Saúde Mental das Crianças e Jovens’.

A Reportagem Especial da SIC ‘A Outra Face da Medalha’ recebeu, nestes mesmos prémios, uma Menção Honrosa. Este trabalho, que aborda o tema da saúde mental no desporto de alta competição, já tinha sido também distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores e Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
A autoria é da jornalista da SIC Catarina Marques, com imagem de André Miguel e Humberto Candeias, Edição de imagem: Rui Félix; Grafismo: Fernando Ferreira, Cor: Rui Branquinho, Iluminação: André Gaspar, Produção: Cláudia Araújo; Coordenação: Luís Marçal.

Ciente do papel imprescindível dos meios de comunicação social em informar e sensibilizar a população para questões relacionadas com as doenças mentais, a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental decidiu implementar os Prémios de Jornalismo em Psiquiatria e Saúde Mental, com o apoio a Jassen.