premio_jornalismo_logo-direitos-humanos.png

REPORTAGENS GANHAM PRÉMIOS DE JORNALISMO DIREITOS HUMANOS & INTEGRAÇÃO

Reportagens da SIC, SIC Notícias e do Expresso distinguidas nos Prémios de Jornalismo Direitos Humanos & Integração

Os trabalhos jornalísticos de excelência da SIC e do Expresso continuam a receber prémios e distinções.

A SIC e SIC Notícias foram distinguidas com menções honrosas na categoria de Meios Audiovisuais com as reportagens ‘Líbano’, e ‘À Margem’, nos Prémios de Jornalismo Direitos Humanos & Integração.
Empurrados para a pobreza extrema, nos últimos anos, centenas de libaneses morreram no Mediterrâneo a tentar chegar a Europa. Milhares perderam a vida na Síria, a combater o Hezbollah. A reportagem ‘Líbano’, da jornalista Susana André, retrata o país, o seu sistema político e a vontade da sociedade civil.

Ficha Técnica:
Jornalista: Susana André
Repórter de imagem: Odacir Júnior
Edição de imagem: Ricardo Tenreiro
Grafismo: Cláudia Ganhão
Produção editorial: Diana Matias
Colorista: Rui Branquinho
Pós-produção áudio: Otaviano Rodrigues
Legendagem: SPELL
Coordenação: Amélia Moura Ramos
Direção: Marta Brito dos Reis, Ricardo Costa

A reportagem ‘À Margem’, de Dulce Salzedas, retrata a imigração ilegal em Portugal. Entre dezembro de 2109 e setembro de 2020, 97 marroquinos desembarcaram ilegalmente em praias do algarve. O sonho de chegar à Europa levou-os a cruzar o oceano. A Grande Reportagem da SIC foi à procura deles.

Ficha Técnica:
Jornalista - Dulce Salzedas
Repórteres de imagem - João Lúcio, Luís Botas e Paulo Cepa
Editor de imagem - Tiago Martins
Grafismo - Isabel Cruz
Produção - Diana Matias
Colorista: Rui Branquinho
Pós-produção áudio: Octaviano Rodrigues
Coordenação - Amelia Moura Ramos
Direção - Marta Brito dos Reis; Ricardo Costa

A reportagem ‘Nós somos oito mil histórias’, publicada pelo Expresso em maio de 2021, foi também distinguida com uma menção honrosa na categoria de Imprensa Escrita. ‘Nós somos oito mil histórias’ é o retrato dos dias que se seguiram a uma disputa política entre Marrocos e Espanha, por esta ter acolhido Brahim Ghali, líder do grupo independentista sarahaui, e em que milhares de pessoas do lado marroquino aproveitaram o aliviar da guarda na fronteira para passarem a salto para a Europa, para o pequeno enclave de Ceuta.

O Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração visa reconhecer o trabalho desenvolvido por profissionais da comunicação social, a nível nacional, em prol dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.
A cerimónia de entrega da 17.ª edição do Prémio de jornalismo Direitos Humanos & Integração, atribuído anualmente pela Comissão Nacional da UNESCO e Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros realizou-se esta segunda-feira, dia 12 de dezembro, no Palácio da Foz, em Lisboa.