REPORTAGENS DA SIC E DO EXPRESSO DISTINGUIDAS NO PRÉMIO DE JORNALISMO “OS DIREITOS DAS CRIANÇAS EM NOTÍCIA”

O Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”, que vai já na 10ª Edição, é promovido pelo Instituto de Apoio à Criança e pela Sociedade Portuguesa de Autores

As marcas da IMPRESA SIC e EXPRESSO foram, mais uma vez, distinguidas no Prémio de Jornalismo "Os Direitos da Criança em Notícia". A reportagem "Tábuas de Salvação", assinada pela jornalista Susana André, com imagem e drone de João Pedro Fontes, edição de imagem de Tiago Martins e grafismo de Isabel Cruz, venceu o Primeiro Prémio, ex-aequo, na Categoria Televisão. Esta reportagem fala sobre o projeto social de surf que está a mudar a vida das crianças carenciadas da comunidade da província Moçambicana de Inhambane.

A reportagem “O Legado de Johnson”, assinada por Catarina Marques, com imagem de Humberto Candeias e edição de Rui Félix, foi distinguida com uma Menção Honrosa. Este trabalho fala sobre a história de vida de João Semedo Tavares, conhecido como Johnson que se tornou uma inspiração para a sua comunidade. Jonhson Semedo faleceu em novembro passado e a equipa com que trabalhava luta para dar continuidade ao projeto que criou.

Já o trabalho "A infância perdida no corredor do tribunal" do EXPRESSO obteve uma menção honrosa na categoria de Imprensa. Este trabalho assinado por Bernardo Mendonça e Joana Ascensão, e com assinatura fotográfica de Ana Baião, denuncia a forma como a morosidade na justiça no campo das adoções pode ser lesiva do superior interesse da criança

O Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”, que vai já na 10ª Edição, é promovido pelo Instituto de Apoio à Criança e pela Sociedade Portuguesa de Autores. Estes prémios visam distinguir trabalhos jornalísticos publicados em Portugal, reconhecendo as produções divulgadas na Imprensa/Online, Rádio e Televisão, que tenham em conta a promoção e divulgação dos direitos da criança, numa perspetiva crítica, pluralista e inclusiva, à luz da Convenção sobre os Direitos da Criança.